
Marsha Hanzi
Suíça-americana, residente no Brasil desde 1976, Marsha Hanzi fez pós-graduação em Antropologia pela Universidade da Flórida. Em 1991 fez seu primeiro PDC (curso básico de Permacultura) com Max Lindegger e Lea Harrison no Havaí, e em 1993 participou no curso de Bill Mollison e Scott Pittman em Porto Alegre.
Precursora da Permacultura no Brasil, Marsha ajudou fundar o Instituto de Permacultura da Bahia, em 1992, onde atuou até 2003. Marsha tem grande experiência com sistemas agroflorestais, agricultura regenerativa e agricultura intuitiva, incluindo o uso de florais e radiestesia no manejo do campo.
Hoje mora no “Jardins Marizá”, uma propriedade agrícola de 30 hectares no Sertão baiano, perto de Tucano, e se dedica exclusivamente à agricultura regenerativa adaptada às condições do Sertão e terras degradadas em geral. Há mais de sete anos ela conta com uma equipe local competente, que está sendo preparada para dar continuidade ao trabalho.
É mãe de três filhas adultas. Seu sonho é que este planeta se transforme num lindo jardim, como previsto pela Natureza, onde crianças encontrem rios limpos para nadar e árvores frondosas para subir!

Conversa com Marsha Hanzi no Recife
Marsha Hanzi é precursora da Permacultura no Brasil e em 2003 fundou o Jardins Marizá de Cultura e Agroecologia, em Tucano-BA. Marsha conversa sobre a crise geral que nossa sociedade vem passando, a importância do foco nas soluções para enfrentá-las na cidade e um pouco de sua trajetória inspiradora.