Blog da Marsha

Dia a dia, experiências e aprendizado de Marsha Hanzi

O COLAPSO FOI NECESSÁRIO

Não adianta lamentar o colapso das instituições. No final das contas, elas já não estavam cumprindo suas funções:

  • O Governo não está governando;
  • A Educação não está educando;
  • A Saúde não está curando;
  • A Agricultura em grande escala não produz alimentos;
  • A Economia não é econômica.

É até ilusão que um burocrata em Brasília seja capaz de criar uma estrutura que sirva as condições locais. Só as estruturas locais podem estar adaptadas às condições únicas de cada lugar.

Já existem centenas de modelos locais excelentes de saúde alternativa, agricultura ecológica, economia solidária, escolas alternativas e governança participativa.

Em vez de reclamar e lamentar daquilo que acontece em Brasília - que é o resultado lógico de estruturas no nível nacional, impossíveis para o povo controlar – devemos empenhar-nos em criar alternativas locais que funcionem mesmo.

Precisamos definir com clareza o mundo que desejamos, e empenhar-nos a criar este mundo! Alguém “de fora” não vai fazer para nós. Exige empenho de cada um, de levantar da cadeira e de vencer a preguiça de botar mão na massa.

Não tem um salvador da pátria - nem Lula, nem Bolsonaro. O momento exige trabalho local de grupos de cidadãos que mantém em mente uma visão do mundo positiva, que se empenhem em direção dela.

Não adianta estar “contra” isto só cria mais resistência, e até violência. É ineficaz. Precisamos estar “a favor” de novos empreendimentos locais.

Se você não tem espírito empreendedor (que se deve ensinar em todas as escolas!) pode apoiar alguém que tem, investir tempo e até dinheiro em apoiar projetos locais que lhe inspirem.

Com as ferramentas já testadas da Permacultura, da Economia Solidária, da Educação Alternativa, da Saúde Holística, já é possível, em pouco tempo, transformar uma cidade!

O primeiro passo é de transformar seu bairro em comunidade, na forma que puder. Para isto, o movimento “Transition Towns” (“Cidades Transição”) é muito eficaz!

Neste momento podemos escolher entre a destruição e a criação. Se quiser escolher a destruição, não precisa fazer mais nada – só se deixar ser levado em direção ao abismo, sem fazer nenhum esforço. Se escolher a criação, precisa levantar da cadeira e se colocar em movimento. Mas este movimento só será eficaz se for feito com paixão e alegria!

alegria em marizá epicentro

Entre em contato

Marizá Epicentro

Tucano - Bahia - Brasil

Marsha Hanzi

Newsletter

Digite seu e-mail e eu lhe enviarei mais informações

© Copyright Mariza Epicentro 2018. Todos os direitos reservados. - Tucano - Bahia - Brasil

Search