Blog da Marsha

Dia a dia, experiências e aprendizado de Marsha Hanzi

Como sobrevivemos a Pandemia

Desde fevereiro de 2020 entramos em lockdown, só recebendo 1 - 2 estagiários de vez. Estes faziam quarentena antes de se integrar à equipe. Isso significou que a renda caiu a zero, fora o curso online. A minha aposentadoria segurou as contas, com ocasionais vendas de carneiros e bezerros

Neste intervalo de um ano e meio sem movimento, nós dedicamos corpo e alma à terra. Já estamos vendo resultados: estão surgindo cada vez mais manchas de terras muito férteis, as colheitas de 2020 foram excelentes, e 2021 promete o mesmo. Nosso pequeno rebanho de carneiros e vacas está prosperando, e os pastos melhorando a olhos vistos. Já estamos praticamente auto suficientes em alimentos, fora manteiga, café e trigo.

E descobrimos uma maneira de implantar o capim - a chave para o sucesso no semiárido: com policulturas! Já fizemos 5 hectares este ano, com resultados realmente surpreendentes. O vídeo sobre este modelo já está no nosso canal de YouTube.

Isto significa que nossas vacas e carneiros vão ter comida de qualidade o ano todo, prometendo dar um salto na produção. Até agora mantivemos os rebanhos pequenos, em função da seca.

Mas Jardins Marizá ficou vazio! Sentimos falta do movimento, das visitas, dos cursos!

Finalmente o movimento está retomando, timidamente. Praticamente toda a equipe já foi vacinada, e os visitantes também, cada vez mais. Acabamos de oferecer o primeiro curso desde 2020 (para três participantes), que foi maravilhoso! Também oferecemos visitas com almoço (embaixo das árvores) que está dando um certo movimento aqui, pouco a pouco. É uma grande alegria poder finalmente abrir as portas.

Entre em contato

Marizá Epicentro

Tucano - Bahia - Brasil

Marsha Hanzi

© Copyright Mariza Epicentro 2021. Todos os direitos reservados. - Tucano - Bahia - Brasil

Search