Blog da Marsha

Dia a dia, experiências e aprendizado de Marsha Hanzi

Swadeshi

Esta palavra deliciosa significa “consumo local”. É a chave para a prosperidade! No final das contas é o consumidor que financia o mundo:

Se você comprar biscoitos recheados em embalagem aluminizada, seu dinheiro financia minas de alumínio, petróleo, caminhão, fábricas, todos revertendo em poluição e desperdício. Se você comprar os biscoitos de goma da dona Lídia, você está financiando o saquinho plástico, o agricultor local – e Dona Lídia! Praticamente todo seu dinheiro vai ficar na comunidade, enquanto Dona Lídia faz suas compras.

Cem reais que circulam cinco vezes na comunidade representam quinhentos reais para a comunidade.

Comprar é um ato político e ecológico! Faz muito diferença se você comprar leite do grande multinacional – com os lucros saindo do Brasil - ou da cooperativa local, onde o dinheiro fica para os agricultores – que vão gastar localmente.

Leiam as bulas- vejam quem é o dono daquele produto – e escolha aquilo que for produzida localmente ou, na falta disso pelo menos que seja uma firma do Brasil!

Cada família gasta centenas de reais por mês em produtos alimentícios e de limpeza. Imagine se este valor ficar na comunidade- multiplicado por milhares de famílias! Pode realmente modificar a prosperidade do município.

O movimento Swadeshi foi usado para expulsar os ingleses da Índia. Podemos usar este mesmo princípio para expulsar as grandes corporações do Brasil.

Tem um vídeo maravilhoso que apresenta esta ideia: “A Revolução do Consumo” do Banco Palmas, um banco cooperativo do Ceará. È um pouco antigo, mas valioso mesmo assim. Só lembrar, quando falar de valores no vídeo, que, na época que foi feito, o salário mínimo era R$240 reais. Assim, se os jovens recebem R$200 pró-labore, é quase um salário mínimo. Este vídeo merece ser mostrado em todas as escolas!

https://youtu.be/jWZP997S7TE

Entre em contato

Marizá Epicentro

Tucano - Bahia - Brasil

Marsha Hanzi

Newsletter

Digite seu e-mail e eu lhe enviarei mais informações

© Copyright Mariza Epicentro 2018. Todos os direitos reservados. - Tucano - Bahia - Brasil

Search